Checklist: 5 itens fundamentais para manutenção preventiva do carro
Você já ouviu falar em manutenção preventiva? Ela é um conjunto de cuidados que ajuda a detectar com antecedência possíveis problemas mecânicos ou elétricos no carro, garantindo segurança e economia.
Funciona assim: a cada seis meses ou 10 mil quilômetros rodados, é feita uma revisão simples para a checagem de pontos que estão mais expostos ao desgaste e merecem atenção especial, dos freios ao filtro de ar do motor.
Essas medidas são indispensáveis porque o bom funcionamento do veículo pode prevenir acidentes, otimizar o consumo de combustível, evitar gastos com multas ou troca de peças e ainda preservar o desempenho.
Então, agora que você já sabe qual a importância da manutenção preventiva do carro, veja a seguir 5 itens fundamentais para o momento da inspeção!
1 - Óleo
As trocas de óleo lubrificante e do filtro de óleo devem ser feitas para proteger o motor de impurezas. Portanto, verifique as especificações do fabricante e leve o veículo à oficina mecânica periodicamente.
No dia a dia, basta atentar-se ao nível do óleo no carro. Com o motor desligado, tire a vareta de medição, limpe-a com uma flanela ou papel e mergulhe-a por 10 segundos. Em seguida, retire a vareta novamente e observe a marca do óleo — o ideal é que ela fique entre as duas marcas na ponta.
2 - Freios
Quando o assunto é segurança do carro, os freios certamente precisam de cuidado preventivo. O fluido passa pela troca, em média, uma vez por ano, enquanto as pastilhas, discos, tambores e demais peças são revisadas a cada 10 mil quilômetros rodados.
3 - Filtro de ar
Dependendo da frequência com que o carro é usado, a substituição do filtro de ar do motor ocorre mais de uma vez por ano. Isso porque o sistema de filtragem contribui para a performance do motor, evitando desgastes. Quando o filtro está obstruído, o acelerador começa a ser forçado e o consumo do combustível aumenta.
4 - Pneus
Além de aumentar o risco de acidentes, rodar com os pneus “carecas” configura infração grave. De acordo com a resolução 558 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é obrigatório que os sulcos dos pneus tenham 1,6 milímetro de profundidade. Caso contrário, o fiscal de trânsito poderá penalizar o motorista com cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23.
Para evitar esse tipo de problema, cheque regularmente a altura das ranhuras. E não se esqueça de calibrar os pneus, inclusive o estepe, a cada 15 dias, certo?
5 - Alinhamento
Por falar em pneus, o alinhamento também contribui para aumentar a vida útil deles e diminuir seu atrito com o solo. Isso consequentemente favorece a economia de combustível porque poupa esforço do veículo.
O procedimento é realizado na oficina mecânica e serve para ajustar o ângulo das rodas.
Tomando cuidado com estes 5 itens, você conseguirá prevenir prejuízos e garantir a segurança do seu veículo.
Confira também nossas redes sociais:
Facebook – @licencioudigital
Instagram – @licencioudigital
Compartilhe estas dicas com seus amigos e ajude-os a fazer a manutenção preventiva do carro! ????